As tendências de mercado para a Logística - Amplo Logística
marketing promocional e os operadores logísticos

As tendências de mercado para a Logística

O Brasil tem passado por momentos delicados nos últimos anos. A crise política acaba respingando em outras áreas e traz consequências negativas para a economia do País. Por isso, o mercado tem se mostrado instável e repleto de incertezas. As estimativas para o mercado financeiro no Brasil em 2017 ainda são melhores que nos dois anos que passaram, todavia ainda não suficientes para aplacar os ânimos de empresários e investidores.
Para acompanhar as nuances do mercado, as empresas do setor logístico precisam estar atentas aos acontecimentos e prontas para as adaptações que se fazem e ainda se farão necessárias às tendências do mercado, a fim de continuarem competitivas. É essa a capacidade de adaptação às novas tendências que vai diferenciar uma empresa que terá sucesso e crescimento frente às adversidades do mercado.
Em 2017, três pontos estão sendo bastante abordados como essenciais para que as empresas do setor passem por mais um ano de turbulência financeira, e vislumbrem um 2018 melhor!

Logística Reversa
Logística Reversa é a área que atua no retorno de produtos, embalagens, documentos ou outros materiais do consumidor para o local de origem. Um exemplo clássico dessa logística são as garrafas retornáveis, que nos últimos anos retornaram com força. O maior aumento da logística reversa está ligado principalmente às questões ambientais e à necessidade de reutilização e reciclagem de materiais.
Bem longe das questões legais relacionadas ao meio ambiente, cada vez mais a indústria tem se tornado consciente. Esse impacto tem sido mais observado, conforme as compras on-line vêm crescendo. Por não terem em mãos o produto comprado, muitas vezes o consumidor não se sente satisfeito com o que recebe em sua casa e opta por acionar sistemas de troca e/ou devoluções de mercadoria. Para esse cliente, é importante que o processo de devolução aconteça sem maiores dores de cabeça e com agilidade.

Canais de Distribuição
A distribuição nada mais é que a movimentação física de um produto e o canal é o intermediário, ou seja, o meio por qual ocorrerá a distribuição, que não está necessariamente relacionado apenas ao consumidor final. Suprir comércios e indústrias com produtos ou matérias-primas também é uma responsabilidade do setor logístico. É o que chamamos de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Investimento em Tecnologia
A tecnologia é algo imprescindível no dia a dia das empresas. Portanto, investir em sistemas integrados que facilitem a coordenação do trabalho faz total diferença para o setor. Além de promover o cumprimento das obrigações legais, como a emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico, a tecnologia também ampara as melhorias de processos e o alcance de bons indicadores logísticos, o que por fim leva à melhores resultados para toda a empresa.

A Amplo atua em vários segmentos da Logística, desde a armazenagem de materiais, até a sua distribuição, final ou reversa. Para saber mais sobre os nossos serviços e como a Amplo pode ajudar o seu negócio a crescer, entre em contato conosco. Em tempos de alerta e incerteza é sempre bom contar com parcerias sólidas.

Olá, posso te ajudar?