Amplo Logística

Competências desejadas na logística

Camila | Sem categoria

 

Estamos em um mundo muito competitivo onde a palavra performance se sobressai. Precisamos fazer mais e melhor, e em menos tempo. Muitos sentem como se uma faca estivesse o tempo todo apontando no seu pescoço. Mas afinal, o que realmente é importante quando falamos em competências?

Quando falamos do processo de gestão de pessoas, competência vem a ser a somatória de 3 elementos, que são abreviadas pelo  acróstico ”CHA

Esses três elementos, compõe o que chamamos de competência, e todo treinamento, avaliação, aplicação e desenvolvimento de pessoas dentro de uma Organização, deve ter como fundamento esses três componentes.

Conhecimento:

Conhecimento se refere ao conjunto de dados e informações que o indivíduo tem de determinado assunto, adquirido por intermédio da experiência, da aprendizagem, ou introspecção, tendo um valor qualitativo para a empresa.

Habilidade ou Prática:

Habilidade é a aplicação do conhecimento, ou seja, quando e como usou o conhecimento que tinha e se tornou apto, eficaz e eficiente na aplicação de seu conhecimento, transformando-se em habilidoso, conseguindo ser prático, Ágil e veloz no que faz.

Atitude:

Atitude e a força de vontade, a motivação interna sendo capaz de usar seu conhecimento e habilidade em prol de um objetivo.

Também é a capacidade de agir e tomar decisões por conta prpria, sem precisar ser administrado, e também tem a ver com confiança, faz aquilo que se espera sem precisar dizê-lo.

Quando vamos fazer a descrição de competências, na verdade vamos descrever o conhecimento, a habilidade e as atitudes necessárias para se realizar uma determinada tarefa.

Abaixo temos um quadro ilustrativo do que foi comentado até agora

Conhecimento Saber Competência Técnica
Habilidade Saber Fazer
Atitude Querer Fazer Competência Comportamental

 

O conhecimento e a habilidade, varia conforme a função, mas de uma forma geral contempla a habilidade com sistemas de gestão de estoques (ERP), conhecimento da legislação pertinente, emissão de conhecimentos de transporte, auditoria, conferência de materiais, normas de segurança, processos de qualidade (ISO 9001), averbação de seguros e distribuição de materiais.

Mas quando falamos em competências comportamentais, precisamos saber as mais requeridas pelos gestores logísticos, e ter uma forma de mensurar sua evolução através de indicadores de competências. Apresentamos 3 indicadores para cada competência, mas sabemos que muitos mais poderiam ser empregados.

A Amplo Logística tem por missão se antecipar as expectativas dos Clientes, razão pela qual o Foco no Cliente, Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal fazem parte das Core Competences da Empresa. As outras, como Planejamento e Organização, Análise, Controle de Atividades e Solução de Problemas fazem parte das competências requeridas pelos grandes operadores logísticos do Paí­s.

Abaixo a descrição das mesmas:

  1. Foco no Cliente: Identifica as necessidades do cliente, antecipando-se na busca de oportunidades de encantá-lo, estabelecendo uma relação de parceria, satisfação e fidelização.
  • Avalia seu trabalho a partir da perspectiva do cliente
  • Cuida do relacionamento estabelecido com o cliente
  • Demonstra foco no cliente em todas as situações
  1. Planejamento e Organização: Estabelece planos de ação com objetivos de curto, médio e longo prazo, organizando situações e sistematizando processos, dando prioridade a recursos de forma a assegurar a sua melhor utilização.
  • Bem organizado e planejador
  • Cuida dos detalhes com foco e planejamento
  • Faz um plano com metas, responsabilidades e etapas detalhadas
  1. Análise: Identifica os detalhes que compõem a situação problema, entendendo como um item pode ser parte de um sistema maior. Identifica as relações de causa e efeito, com o objetivo de prever, modificar e/ou melhorar processos e resultados de trabalho.
  • Análise crítica de sistemas existentes
  • Compreende toda a situação, até o Último detalhe
  • Realiza análise minuciosa antes de agir
  1. Controle de Atividades: Acompanha e controla variáveis, mantendo-se informado sobre a execução de tarefas, prevenindo e/ou corrigindo eventuais falhas.
  • Certificar-se que tudo está¡ sendo executado de forma adequada
  • Evita erros até nos detalhes
  • Requer conformidade e exige alto padrão
  1. Solução de Problemas: Faz julgamentos racionais a partir de informações disponíveis, reconhecendo padrões e tendências, visualizando alternativas de solução. Toma decisões lógicas a fim de alcançar os resultados estabelecidos.
  • Análise detalhada dos problemas
  • Analisa e avalia uma série de alternativas antes de tomar uma decisão
  • Persistente na solução de problemas
  1. Relacionamento Interpessoal: Estabelece contato amistoso com as pessoas, sendo capaz de interagir e conviver, individualmente ou em grupo, lidando com conflitos e mantendo sua rede de contatos para que produza benefícios a todos os envolvidos.
  • Constrói relações duráveis com pessoas na organização
  • Mantém ativa sua rede de relacionamentos
  • Mediadora e apoiadora para todos
  1. Trabalho em Equipe: Interage e convive com pessoas reunidas, compartilhando conhecimentos e experiências em um ambiente de confiança mútua, favorecendo a sinergia entre os membros da equipe para obter os melhores resultados em conjunto.
  • Mantém a cooperação entre as pessoas
  • Membro participativo e prestativo da equipe
  • Sabe ouvir e colaborar para o sucesso da equipe

Concluíamos que pessoas qualificadas são o melhor “ativo” que qualquer empresa pode ter, razão pela qual os critérios de seleção e treinamento são de suma importância.

Nós como Amplo, prezamos em primeiro lugar pelo Cliente, pois ele é a razão da nossa existência; e para cumprir com a nossa missão, investimos na capacitação dos colaboradores, para que essas competências sejam incorporadas e percebidas em todas as nossas relações.

 

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