Dicas para melhorar a logística de e-commerce - Amplo Logística

Dicas para melhorar a logística de e-commerce

O e-commerce no Brasil possui mais de 32 milhões de consumidores ativos e já movimenta cerca de R$ 19 bilhões por ano no país. Mas será que o empreendedor está preparado para o comércio eletrônico? Quem nunca comprou um produto antecipadamente, com intensão de presentear alguém e só recebeu a encomenda um mês depois? Em datas especiais, então, melhor nem comentar.
Na internet, os consumidores não perdoam, entregar o produto errado, avariado ou fora do prazo, são as principais reclamações nas redes sociais e em sites especializados.


A logística é o maior gargalo das lojas virtuais, independente do seu porte. Por isso, separamos algumas dicas importantes para quem está planejando seu e-commerce ou está enfrentando dificuldades com a logística de e-commerce:

· Organização: Antes de qualquer coisa, organize a sua empresa! O primeiro passo é gestão de estoque eficiente. Embora pareça óbvio, muitos ainda falham no processo de conciliação do estoque físico e virtual, oferecendo produtos que não estão disponíveis.
Para isso, um sistema de controle ERP, um WMS ou até mesmo o Excel dão conta. O ponto aqui é evitar a ideia de desorganização.

· Embalagem correta: O cliente não vai admitir receber um produto cujo a embalagem está rasgada, ou aberta. Por isso é de extrema importância que se opte pelo modelo mais adequado de embalagem, levando em consideração, o tipo de material, seu tamanho, peso e principalmente o tipo de transporte. Essa medida é muito importante para evitar perdas ou avarias.

· Prazo: Nunca prometa ao seu cliente aquilo que você não pode cumprir. Mantenha o consumidor informado quanto ao prazo da entrega do produto. Utilize sempre uma margem de segurança, melhor do que prometer uma data impossível de ser cumprida é cumprir a data que prometeu. Ok, mas e se o concorrente oferece uma entrega mais rápida? Ótimo! Agora lute para superar este prazo, mas enquanto isso não é possível, seja honesto com o seu cliente e ofereça apenas o que você consegue cumprir. Com o tempo você vai acabar conquistando mais clientes porque eles saberão que podem confiar com você.

· Rastreamento: É muito importante oferecer opções que permitam ao consumidor acompanhar, de casa, em que fase está o atendimento de seu pedido. O cliente bem informado, pode até perdoar um atraso, porque sente que a empresa se preocupa com ele. Um e-mail de acompanhamento também pode funcionar.

· Entrega: Existem inúmeras alternativas para o transporte dos seus produtos. Procure disponibilizar todas as opções possíveis: transportadora, motoboy, retirada na loja física (caso exista a possibilidade). O ideal é ter o maior número possível de opções dentro da realidade de seu negócio. É preciso conhecer o perfil e necessidade do seu consumidor. Alguns preferem frete grátis, outros procuram por prazo e, há os que nem ligam para o frete. O ideal é oferecer um leque variado de opções dentro da realidade de seu negócio.

· Logística Reversa: O e-commerce é de longe o campeão nos processos de troca. Afinal, o cliente não viu e não testou o produto antes de comprar. Por isso a Logística Reversa é de suma importância. No caso de troca ou devolução, retire a mercadoria na casa do cliente, evite qualquer trabalho para ele. Independente do motivo, nunca cobre o primeiro frete. Tenha em seu site uma página explicando todos os detalhes das trocas e devoluções. Lembrando que a devolução do produto e/ou ressarcimento é um direito que está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

· Atendimento: O ideal aqui é oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente, se possível multicanal, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Fique atento aos comentários nas redes sociais e sites de reclamações e nunca tente escondê-los. Se a reclamação for inevitável tente minimizá-la através de um bom atendimento.

Pronto, cumprindo cada um destes itens, acredito que você já estará mais preparado para encarar um e-commerce de forma profissional.

 

Sobre a Amplo Logística
Fundada em 2005, a Amplo oferece soluções logísticas em transporte rodoviário, aéreo, armazenagem, logística reversa, logística para e-commerce e logística promocional. Com atuação nacional, conta com mais de 400 centros de distribuição em diversos estados. Entre seus principais clientes estão Volvo, Subway e O Boticário.

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