Você sabia que a logística pode determinar o futuro da sua empresa? - Amplo Logística

Você sabia que a logística pode determinar o futuro da sua empresa?

Justamente por não fazer parte da atividade central da empresa, muitos gestores têm dificuldade em lidar com a rotina logística. Para quem não é habituado com ela realmente é difícil ajustá-la, interna e externamente. Mas ainda sim é possível torná-la um diferencial competitivo e até uma estratégia de marketing. Graças aos fast foods, as compras online, o banco pela internet, o correio eletrônico, a vídeo conferência e a troca de mensagens instantâneas, criamos um mundo cada vez mais imediatista, impaciente e exigente. Fazendo com que os clientes busquem cada dia mais por prazos reduzidos, maior qualidade e menor preço. Então, como ajustar as atividades logísticas a fim de atender as expectativas e demandas dos clientes?
Vamos propor uma reflexão do que pode ser feito para minimizar os impactos negativos que uma má gestão pode trazer e o que pode ser feito para maximizar o potencial que uma logística bem planejada pode trazer.
CUSTOS x NÍVEIS DE SERVIÇOS
Sim, os custos com a logística não são nada baratos. Todavia, pior que os altos custos logísticos, é o estresse gerado quando a logística dá errado, podendo levar a perda de vendas, de reputação e até de clientes.  É essencial que os custos sejam os mais baixos possíveis, mas é ainda mais essencial que uma empresa tenha ótimos níveis de serviços, ou seja, que tenha padrão de qualidade do serviço e agilidade de reação, tudo isso no custo ideal.
O padrão de qualidade é o que vai garantir a reputação e a satisfação dos clientes. Lembrando que o custo e a qualidade estão ligados. Os custos aumentam proporcionalmente à medida que a qualidade oferecida é maior. Por isso é preciso atenção na hora de pensar em redução de custos.
É compreensível a busca constante pela redução, entretanto a falta de know-how das empresas e gestores, fez com que se focasse simplesmente na redução pela redução, deixando de lado a qualidade e segurança dos serviços, o que é muito perigoso.  Não podemos “marginalizar” a redução de custos na logística. Ela deve ser buscada sim, desde que isso não impacte na qualidade dos serviços de armazenagem, manuseio e transporte (principalmente). Equilibrar nível de serviço elevado e custo baixo não é tarefa fácil, o gestor precisa conhecer a fundo o processo logístico.

Para fazer da logística um diferencial de marketing e se tornar mais competitivo é importante observar:

  • Os desejos e necessidades do cliente;
  • Adotar o modal de transporte ideal;
  • Melhor forma de armazenagem;
  • Controle de estoque em tempo real;
  • Processos de manuseio para separação de pedidos (picking), embalagens e etc.

 

Esses são temas elementares e essenciais para o sucesso das atividades logísticas. Quem sabe seja necessária a busca por especialistas, que forneçam apoio na gestão, por isso, a terceirização pode ser um caminho muito interessante. Mas tenha prudência ao escolher…

  • A ESCOLHA CORRETA DE PARCEIROS É VITAL – Concentrar-se em seu core business, ou seja, no carro chefe do seu negócio e terceirizar as outras atividades pode ser uma saída.
    As empresas especializadas em logística tem investindo cada vez mais na área de TI (Tecnologia da Informação), procurando administrar de um jeito e eficiente ao mesmo tempo econômico a complexidade logística que cada vez mais é imposta pelo mercado.
  • ESCOLHENDO O PARCEIRO IDEAL – De novo caímos no mesmo dilema: CUSTOS x NÍVEL DE SERVIÇO. Mas observe que agora tomamos um outro rumo na conversa. Os Operadores Logísticos têm a logística como atividade central, ou seja, como Core business. Assim, eles possuem um know how que as demais empresas não possuem, podendo ser muito úteis na hora de equalizar os custos e níveis de serviços. Todavia, a tomada de decisão precisa ser realizada com muita cautela, afinal, o operador será uma como uma extensão da sua empresa aos seus clientes.

Alguns pontos devem ser observados na hora de escolher um parceiro logístico:

  • Composição dos custos: como uma parceria, os dois devem ganhar no momento da composição dos custos.
  • Sofisticação tecnológica: para uma boa gestão da logística é necessário o uso da tecnologia, para isso os operadores dispõem de softwares:
  • ERP (Enterprise Resource Planning) – Sistemas de Gestão Empresarial, que possibilitam a troca de informações e composição de bancos de dados;
  • TMS (Transportation Management System) – Sistema de Gerenciamento de Transporte;
  • WMS (Warehouse Management System) – Sistema de Gerenciamento de Armazém;
  • Tecnologia Mobile: possibilitando o acesso à informação, a qualquer hora e de qualquer lugar.
  • Coletas, entregas, prazos: o alinhamento dessas questões deve sempre atender com melhor custo benefício o cliente.
  • Comprovação de entrega.

Existem outros cuidados que devem ser observados antes de fechar uma parceria, mas esses são os pontos mais relevantes. Porém, cada negócio irá demandar outras questões que são inerentes à sua atividade.  Ao ignorar os pontos elencados nesse texto é bem possível que você esteja ignorando a pessoa mais importante para o seu negócio, o SEU CLIENTE.  O que em um mundo altamente competitivo, pode não ser muito bom.
Enquanto os consumidores são mais exigentes aos produtos e serviços, atender em diversos canais, oferecendo o melhor custo-benefício em relação a tempo x qualidade x custo baixo, é o que diferencia as empresas umas das outras.  Agora se você entendeu que a terceirização da logística pode ser um investimento no seu negócio e não mais um custo, entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em fornecer soluções para o seu negócio.

Olá, posso te ajudar?