3 escolhas que farão o seu e-commerce se destacar
- Curiosidades, Dicas, Logística de E-Commerce
- 11 de fevereiro de 2019
Hoje existem milhares de lojas online, centenas delas do mesmo seguimento que o seu. Como você pode se destacar então?
O primeiro passo é atualizar e profissionalizar o e-commerce. Na hora de estruturar sua loja virtual, há três escolhas essenciais que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas vendas.
Por isso, listamos pra vocês essas escolhas e como ser assertivo em cada uma delas.
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- Qual a plataforma mais indicada para desenvolver minha loja online?
- Qual a embalagem ideal para o meu produto?
- Terceirizar ou não a logística?
Escolhendo uma plataforma para o meu e-commerce
Antes de optar por uma ou outra plataforma, é necessário pensar algumas coisas básicas:
→ Tenho um programador na minha equipe?
Um programador ou alguém que entenda o funcionamento das plataformas de e-commerce é fundamental para o seu negócio.
→ Quais integrações serão necessárias?
Faturamento online, formas diversas de pagamento, estoque online, cálculo de frete.
→ Quanto posso investir para começar?
O valor do seu orçamento inicial, impactará diretamente na escolha da plataforma que irá utilizar.
→ Em quanto tempo quero ter a loja pronta?
Esse é outro ponto chave na hora de escolher a plataforma.
Depois de responder essas perguntas você, com certeza, fará uma boa escolha. Todavia, existem outros pontos a serem observados.
→ Pontue o custo total da operação – calcule os valores de comissão cobrada por cada meio de pagamento, o valor da comissão cobradas pelas vendas através da plataforma e o preço mensal da hospedagem da plataforma.
→ Observe o suporte técnico: é fundamental optar por uma plataforma que ofereça um suporte técnico que realmente funcione. Principalmente em datas especiais como a Black Friday, o Natal e o Dia das Mães, ter um bom suporte faz toda a diferença. Inclusive existem plataformas que disponibilizam atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
→ Preste atenção nos meios de pagamento: assegure-se de que a plataforma escolhida oferece os melhores gateways de pagamento para os seus clientes. E fique muito atento às taxas cobradas por essas operadoras.
→ Avalie a usabilidade: vivemos tempos em que a experiência do consumidor conta muito. Opte por uma plataforma onde a compra possa ser realizada de forma simples.
Qual a embalagem mais adequada para o meu produto?
Já falamos aqui sobre como a embalagem pode ser fator determinante para o seu e-commerce.
A embalagem é o primeiro contato direto que o seu cliente tem com a sua loja virtual após a compra. Por isso a embalagem pode ter um impacto positivo ou negativo na hora de “agarrar” seu cliente.
A opções de embalagens são praticamente infinitas, mas lembre-se, muito mais que apenas proteger seu produto, a embalagem é um canal de relacionamento, de comunicação com o seu cliente.
Quem nunca guardou uma embalagem por um tempão, só porque ela era bonita, ou tinha algum significado e acabou comprando de novo o produto, quando viu a embalagem no fundo do armário?
Se dedique à sua embalagem como se ela fizesse (na verdade ela faz) parte do produto. Faça uma embalagem diferenciada, eficiente e segura, e certamente se diferencie para o seu público.
O ponto mais temido: A Logística
A grande verdade é que, na maioria das vezes, o processo de logística costuma ser improvisado. Isso porque muitos empreendedores não sabem por onde começar. Pois não sabem que esse serviço pode sim ser terceirizado desde o início, ou ainda acreditam que custará muito caro.
É preciso entender que ao terceirizar a logística do seu e-commerce, o lojista online pode focar quase que exclusivamente nas vendas. Sem contar que, o operador logístico – por ter expertise no ramo – executa toda a operação de forma mais eficaz e eficiente. É uma questão elementar, todas as vezes que um especialista faz o serviço, os resultados tendem a serem melhores. Inclusive, a terceirização da logística do e-commerce, antecipa e preveni possíveis contratempos.
Opte por ser mais produtivo!
Pra nós da Amplo, a única preocupação de um empreendedor online deve ser com as vendas. Sabemos que é praticamente impossível conseguir responder por toda a cadeia de um processo logístico sem ter o domínio do processo. O que por consequência é perda total de tempo.
Já imaginou ficar “livre da responsabilidade” de gerenciar o estoque, procurar fornecedores, negociar frete com transportadoras, embalar e despachar a mercadoria, sem contar ter que definir a melhor forma de entrega? É o que acontece com o lojista que opta por terceirizar a logística da sua loja virtual. Ele fica livre para focar em outros aspectos do negócio como estratégias comerciais e de marketing. Pense que ao final do dia, você terá investido seu tempo em ações que geram receita para o seu negócio. Enquanto seu operador logístico resolveu uma série de questões muitas vezes estressantes e operacionais.
Fundada em 2005, a Amplo oferece soluções logísticas em transporte rodoviário, aéreo, armazenagem, logística reversa, logística para e-commerce e logística promocional. Com atuação nacional, conta com mais de 400 centros de distribuição em diversos estados. Entre seus principais clientes estão Volvo, Subway e O Boticário.
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