OS 10 PRINCIPAIS MATERIAIS PASSIVEIS DE LOGÍSTICA REVERSA
- Sem categoria
- 30 de janeiro de 2018
Como visto anteriormente, Logística Reversa é o termo utilizado para as ações empresariais de retorno dos produtos e materiais antes transportados por empresas logísticas conforme necessidades pontuais. Ou seja, quando um produto gera problemas, possuí defeitos, precisa por algum motivo ser devolvido, ou necessita de um destino sustentável após a utilização, surge a necessidade de utilização desse tipo de logística.
Nesse viés, estarmos sempre em contato com o mercado logístico para crescermos como empresas e obter a maior satisfação de nossos clientes é essencial. Por isso, mostraremos aqui os 10 principais materiais passiveis de Logística Reversa, para que você possa criar seu diferencial e destacar-se no mercado!
1 – PNEUS:
Os pneus são produzidos predominantemente em borracha, natural ou sintética, além de várias outras matérias químicas. Isso significa que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, não possuem tempo determinado para decomposição na natureza, o que é algo significativamente prejudicial se não dermos um destino adequado a esse material.
Além dos riscos para a natureza, também oferecem riscos a saúde. Como sabemos, a epidemia de Dengue é uma coisa muito séria e perigosa nos últimos anos. Os pneus, quando descartados de maneira inadequada, podem conter água parada e ajudar na procriação dos insetos.
2 – ÓLEOS LUBRIFICANTES:
O Brasil, mesmo sendo autossuficiente em petróleo, não consegue suprir todas as demandas de óleos lubrificantes do país, já que as quantidades extraídas não são suficientes. Dessa forma, acabam por importar esse material, o que torna a reutilização uma alternativa muito válida.
O rerrefino desses produtos, além de evitar mais importações e reduzir custos, traz a mesma qualidade de quando fora refinado da primeira vez. Além disso, é um mercado pouco explorado, sendo que apenas 40% dos óleos lubrificantes no Brasil retornam por meio da logística reversa, ou seja, ainda existe 60% do mercado a ser explorado.
3 – BATERIAS AUTOMOTIVAS:
As indústrias automotivas necessitam da logística reversa para darem um destino viável a esses produtos.
Quando retornadas, as baterias automotivas podem ser reaproveitadas de algumas maneiras. Pode-se retirar delas Chumbo, Plástico e Ácido.
4- EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS
O Brasil é referência em retorno de embalagens como essas no mercado.
Com 94% delas sendo retornadas para a reciclagem, é um exemplo a ser seguido pelos ramos de logística reversa.
5 – ELETROELETRÔNICOS:
O consumo de aparelhos eletroeletrônicos no país é cada vez maior, e sua durabilidade cada vez menor.
Dá para imaginar o tamanho da quantidade de lixo eletrônico gerado então.
Existe no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas, mesmo assim, os desafios ainda são grandes, e o mercado amplo.
6 – LÂMPADAS FLUORESCENTES:
No Brasil, de 100 mil lâmpadas fluorescentes fabricadas por ano, 94% delas são descartadas em aterros sanitários, sem qualquer tipo de tratamento, interferindo no solo e na água, contaminando-os com metais pesados.
Também por ser um grande problema ambiental, é uma grande oportunidade social e comercial a ser explorada.
No país só existe uma empresa até então que cuida para que esses resíduos possam ser reaproveitados adequadamente.
7 – MEDICAMENTOS VENCIDOS:
90% dos medicamentos vencidos encontram-se nas casas dos consumidores. Geralmente, quando as pessoas finalmente descartam esses materiais, os depositam em lixos comuns, o que, de fato, é um grande erro.
Infelizmente ainda não existe uma lei clara que regulamente a logística reversa para esses produtos; ainda são poucos os postos de coleta em farmácias ou postos desses materiais.
Mesmo assim, precisamos estar preparados. Estima-se que logo haverão leis para a regulamentação dessa logística, já que é extremamente prejudicial o descarte inconsciente dos medicamentos.
8 – CONSTRUÇÃO CIVIL:
Após os términos das construções, geralmente as sobras dos canteiros de obra são descartadas. Felizmente muitos desses materiais ainda podem ser reaproveitados e recolocados no mercado, trazendo lucros para o operante, benefícios para o meio ambiente, e, consequentemente, para a sociedade.
Entre os materiais passiveis de reutilização estão a pedra, gesso, madeiras, pregos e areia.
9- VIDROS:
Em se tratando desses materiais, temos R$ 8 bilhões de um mercado potencial desperdiçado no Brasil. Cerca de 40% do vidro descartado não é reaproveitado, trazendo enormes problemas ambientais, e grandes oportunidades ao transportador.
10 – E-COMMERCE:
Aqui a logística é diferente: Não tratam-se mais de materiais descartados em pós consumo, mas de itens que, por algum motivo, precisam retornar ao comerciante, logo após a venda.
Lojas de e-commerce geralmente usam algumas modalidades para a devolução de produtos, sendo essas a coleta no local, coleta no local com hora marcada, pontos de entrega e logística reversa simultânea.
As empresas logísticas, como no caso da Amplo, normalmente se especializam em toda a logística de e-commerce, incluindo a reversa. Os Correios fazem esse tipo de trabalho, mas podem aparecer alguns entraves, por não ser uma empresa focada absolutamente nesse processo.
Dessa forma, se você está com sua empresa e-commerce crescendo e os pedidos estão aumentando, será possivelmente necessária a contratação de serviços logísticos para armazenar, organizar e transportar seus produtos, bem como também surgirá eventualmente a necessidade de um gerenciamento rápido e eficiente de crises, se acaso os produtos precisem retornar ao comerciante.
É assim que a Amplo trabalha. Com eficiência, rapidez, especialização e conhecimento, para que possa focar em sua logística e, consequentemente, melhor satisfazer seus clientes e, dessa forma, também a você mesmo. Precisa de logística? Existe algum item listado acima, ou outros, que estejam precisando de logística reversa em sua empresa? Então pense Amplo e entre em contato conosco!
Por: Vitória Belão
REF:
TREVISAN, Ed . 10 TIPOS DE LOGÍSTICA REVERSA PARA VOCÊ TRANSPORTAR, O ÚLTIMO É MEU PREFERIDO!. Disponível em: <http://fretecomlucro.com/logistica-reversa/>. Acesso em: 29 jan. 2018.