Benefícios de ter um bom controle logístico no seu e-commerce
- Logística de E-Commerce
- 29 de março de 2019
Quando falamos em processos logísticos, armazenagem, estocagem , manuseio e envio de mercadorias, devemos ter em mente a percepção do consumidor, pois todo esse trabalho só tem validade se o produto estiver disponível para o consumidor no prazo acertado, no local combinado e com preço que seja acessível para que isso aconteça.
Pensando com essa visão, a logística, voltada para o mercado de lojas virtuais, deve ser encarada como a satisfação do cliente em receber suas compras no menor prazo possível e com um preço que viabilize toda essa operação.
No entanto, a maioria dos consumidores, nem imagina, todo o desafio que é ter uma boa gestão logística num país continental como o Brasil, enumeramos abaixo os principais desafios que devem ser enfrentados nessa operação:
1- Organização – Pode parecer obvio, mas muitas empresas começam a se organizar melhor em seus processos, quando tem uma boa organização da logística. Partindo seu controle da armazenagem e da expedição, a loja virtual consegue organizar seus processos de despacho de mercadorias, seu fluxo interno de produtos e controle de estoque. Essa organização, que dependendo do tamanho da empresa, pode exigir investimentos em softwares, equipamentos e em alguns casos de um espaço mais adequado.
2- Controles – Nenhum E-commerce vai ter sucesso se não tiver um bom controle de seus estoques. É uma experiência ruim para o consumidor comprar um produto e depois ser informado que determinado produto não esta mais disponível. Um bom controle de estoque, evita retrabalho, dá uma real situação financeira de seus ativos e ajuda na gestão do marketing da loja virtual, mostrando produtos que precisam ser vendidos com mais urgência devidos a prazos de vencimento ou promoções sazonais.
3- Integrações – Para uma boa gestão de toda a cadeia logística a informação deve ser integrada. Processos manuais e planilhas paralelas devem ser eliminados , pois além de dificultarem a gestão, são muito onerosos a longo prazo.
Uma alternativa que pode resolver esse desafios, principalmente para pequenos e médios ecommerces é a terceirização do processo logístico, onde o empreendedor contrata um parceiro logístico para cuidar desse processo.
Esse parceiro fica responsável pela armazenagem, pelo controle dos estoques, pelo fluxo do processo, pela embalagem e pela expedição dos produtos, tornando o processo mais ágil e deixando o empreendedor com mais tempo para se dedicar as vendas e aos clientes de sua loja virtual. Tudo isso com muita transparência, rastreabilidade e segurança.
E os riscos?
A terceirização de qualquer processo exige riscos, mas a escolha de um bom parceiro pode diminuir esses riscos. A Amplo Logística trabalha com ecommerces de diversos segmentos e tamanhos, podendo adequar a sua operação de acordo com seu projeto e expectativas, diminuindo riscos, perdas e otimizando os lucros.
Será que vale a pena? É caro?