O que é logística reversa
- Sem categoria
- 22 de dezembro de 2017
Se você tem uma empresa que considera vigente nos padrões sustentáveis, onde segue e apoia práticas de preservação ao meio ambiente, provavelmente já ouviu falar de logística reversa. Ainda não tem conhecimento deste termo? Então, com certeza, você não está inteirado por completo de todos os processos de sustentabilidade. A adoção de práticas sustentáveis promove múltiplos benefícios para a empresa e para a sociedade, dentre os quais, podemos citar o reaproveitamento de recursos e também a melhoria da imagem corporativa da empresa. Ambas atividades são rentáveis não só no âmbito financeiro, mas também social. As tendências de mercado evidenciam que empresas que não se adequarem à prática de logística reversa, terão uma grande chance de perder mercado. Se você deseja estabelecer esta prática, comece sabendo agora qual o trabalho da logística reversa nas empresas.
Segundo a Lei 12.305/10 a logística reversa é o “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Esse processo divide a responsabilidade de adequação de resíduos com o consumidor e o estado, de forma a encontrar formas de destinação de lixos eletrônicos, por exemplo. Nesse contexto, todos têm a responsabilidade de participar da devolução, reciclagem e destinação ambiental apropriada de determinados produtos.
Vantagens diretas e indiretas
Além dos benefícios ao meio ambiente, a logística reversa oferece vantagens à marca e à relação dela com o consumidor. Veja quais são eles:
Criar uma imagem sólida
Nos dias atuais, os consumidores buscam soluções que agridam menos o ambiente. Adotando a logística reversa, há a possibilidade de criar uma imagem positiva junto a este nicho.
Explorar ações de marketing vinculadas à logística reversa
Enfatizar as práticas adotadas pela empresa quanto à destinação dos resíduos de seus produtos é uma ótima forma estreitar a relação com o cliente e reforçar o posicionamento da marca. A empresa pode criar ações de marketing para informar sobre suas práticas, a fim de conscientizar o consumidor e gerar uma publicidade positiva.
Melhorar o processo de produção
A logística reversa viabiliza a economia nos processos produtivos das companhias, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, o que diminui o consumo e os custos de matérias-primas. Esse processo de retorno de resíduos às empresas de origem evita que eles possam poluir ou contaminar o ambiente.
Gerar produtos mais eficientes
As empresas passam a adotar tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade.
Criar consumidores mais conscientes
É possível educar os consumidores quanto a importância de práticas sustentáveis, bem como a escolha de produtos ecologicamente corretos, uma vez que ele também te responsabilidade em estágios como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos.
A implantação da logística reversa e o aumento da conscientização são determinantes para reduzir os impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos, o que melhora a qualidade de vida dos cidadãos urbanos e as atividades da marca como um todo. O operador logístico também pode ajudar na gestão, apresentando um papel fundamental na estratégia.
Nós da Amplo nos preocupamos com o “mundo de amanhã, por isso achamos importante compartilhar essa informação com você leitor.
Quer saber mais a respeito dessa matéria? Entre em contato conosco através do comercial@amplologistica.com.br