Sem correria na sua logística de natal
- Sem categoria
- 8 de dezembro de 2017
O final do ano se torna um período tumultuado devido às comemorações natalinas, e mesmo com a economia do país não sendo favorável, grande parte das empresas, em vários segmentos, tem seus lucros maximizados e novos clientes atraídos.
A grande demanda de pedidos e de movimentação do mercado faz com que ou ocorram erros tanto na armazenagem como na distribuição, já que nesta época há a necessidade de agilidade na reposição e distribuição dos estoques.
Devido a toda essa correria, algumas atitudes podem ser tomadas para que tudo ocorra de uma maneira organizada e satisfatória.
1 – Identifique pontos de melhoria e eficiência
É preciso ter uma visão 360° graus da cadeia logística, para criar processos ágeis avalie cada etapa que possa ter algum tipo de aperfeiçoamento. Na logística existem processos manuais imprescindíveis, portanto essa frase não condiz com a realidade. Sugiro: Fazer uso e incrementar os processos tecnológicos de controle e gestão, é algo imprescindível, justamente para minimizar o fator “erro humano”, que em alguns casos ainda se baseia em práticas totalmente ultrapassadas Esse cuidado preventivo é uma oportunidade de melhora e consequente qualidade
2 – Prepare o estoque
Com a tendência de aumento de vendas no fim do ano, é recomendável trabalhar com um estoque mais adequado para conseguir atender a demanda dentro do prazo. Comece desde já o seu planejamento, mas cuidado, produtos parados em estoque geram gastos desnecessários. Sendo assim, busque indicadores confiáveis para dimensionar o seu estoque. Você também pode ganhar eficiência otimizando a utilização do espaço disponível no centro de distribuição, elaborando um bom mapeamento das regiões de armazenagem.
3 – Tenha assertividade na entrega
Entregas de fim de ano geralmente contam com um prazo apertado. Desta maneira, trabalhar com um operador logístico, pode ajudá-lo a planejar e dar celeridade a distribuição para as mais diversas regiões do País, evitando gastos desnecessários e otimizando custos.
4 – Não deixe faltar produtos no ponto de venda
Quando você fala de nível de ruptura e gôndola você focou somente vendas no varejo, ou seja, lojas e mercados, esquecendo as vendas diretas como e.commerce. Sugiro: Em tempos de projeção de elevada demanda, é recomendável se antecipar na formação do estoque, mesmo que onere temporariamente seus custos de estocagem. Avaliar o histórico passado e as projeções econômicas, serão um facilitador no processo decisório. Por se tratar de uma venda sazonal, a oportunidade não pode ser desperdiçada; portanto considere um estoque temporário junto a um Operador Logístico, justamente para evitar a falta de produtos.
5 – Acompanhe em tempo real
O planejamento antecede a operação, o que me da a ideia de ser algo dissociado ao tema que você quer abordar. Sugestão: Por meio da tecnologia, cada etapa da armazenagem, estoque e distribuição, pode ser acompanhada em tempo real. O que o consumidor mais detesta, é o atraso, razão pela qual devemos nos antecipar a eventuais erros no processo, seja interferindo junto aos distribuidores ou em alertar antecipadamente ao consumidor sobre providencias já tomadas.
6 – Aproveite o aumento da demanda
(Sugestão de redação: Revisar e otimizar processos logísticos nunca será tempo perdido. Erros podem impactar negativamente nos resultados, razão pela qual todo o planejamento para este período do ano deve ser feito com muita antecedência. É um momento único, razão pela qual recomendamos parcerias que possam lhe auxiliar em todo o processo que vai da venda até a entrega do produto. Sugerimos empresas certificadas em processos logísticos, pois as mesmas serão a garantia do sucesso das suas vendas.
Com mais de 10 anos no mercado a Amplo pode cuidar de toda essa época tumultuada de final de ano, para que não haja problemas na sua empresa. Fazemos a armazenagem, distribuição, rastreio e a entrega para que tudo seja realizado com sucesso.
Quer saber mais? Fale conosco pelo e-mail: comercial@amplologistica.com.br