6 DESAFIOS QUE TODO E-COMMERCE ENFRENTA
- Logística de E-Commerce, Serviços
- 19 de março de 2018
Ter uma loja online hoje é muito mais simples do que se imagina. Porém alguns vilões não saem de cena. E é sobre eles que vamos falar nesse artigo. É preciso lembrar-se que os clientes não procuram apenas os produtos certos com um preço justo. Eles procuram uma experiência de compra completa. Caminho esse que passa pela seleção do produto e vai até a finalização do pedido e entrega do produto. Por isso, listamos 6 desafios logísticos comuns à todo e-commerce, que se não observados podem interferir na satisfação do cliente. E melhor ainda, te ensinamos como solucionar esses desafios.
Pra você que já tem uma loja virtual ou pra quem está pensando em começar uma, preste atenção nesta lista.
1. Logística Reversa
O processo de logística reversa impacta diretamente as vendas de produtos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Invesp, pelo menos 30% de tudo que é vendido online é devolvido. No entanto, um dado interessante é que 92% dos consumidores que já devolveram produtos, disseram que não deixariam de comprar novamente da loja caso o processo de devolução fosse mais simples.
Existem alguns fatores que têm maior influência na hora de devolver ou solicitar a troca de um produto comprado na internet. E é sobre eles que falaremos nos tópicos a seguir.
- 23% recebeu o produto errado
- 22% o produto era diferente do anunciado ou não atendeu atendeu às expectativas do cliente
- 20% recebeu o produto danificado
2. Produto Incorreto ou Pedido Incompleto
Comprar pela internet é uma praticidade, mas como não levamos o produto na hora pra casa ficamos naquela expectativa até o dia de receber o pedido em mãos. E agora quando o pedido chega e não era o que você escolheu? É frustrante não é mesmo? Se um cliente faz um pedido em sua loja, você só tem uma chance de acertar, não pode errar, seja o tamanho, a cor, a quantidade, enfim, o produto tem que chegar corretamente para o cliente.
3. Falta de detalhamento do Produto
Outro fator apontado pelos consumidores é receber um produto diferente do que foi anunciado. O que não significa que o produto era outro, mas sim que talvez você não o tenha detalhado corretamente ou usado imagens que o fizessem.
4. Estoque Incorreto
Cuidar do estoque é uma tarefa que parece ser simples, mas que se não for bem executada por acarretar em muitos problemas. Imagine um pedido de 5 unidades de um produto no seu site, compra finalizada e quando o pedido vai ser separado para envio, só existem 3 unidades disponíveis. O que fazer? Esse tipo de erro pode gerar transtornos gigantescos ao seu negócio.
5. Entrega Perdida
Você faz uma compra na internet e aguarda ansiosamente os 7 dias úteis até o seu produto chegar, mas quando a transportadora vem fazer a entrega, você teve que sair. O entregador não deixa a encomenda e também não faz uma nova tentativa. Nem sequer deixa uma notificação. Isso é terrível!
6. Produto Danificado
Existem 2 possibilidades para um produto que chega danificado no cliente. Uma embalagem inadequada para o transporte ou falta de cuidado da transportadora.
Ok! Listamos os 6 desafios mas e as soluções?
Calma lá! Vamos falar delas agora.
A falta de detalhamento do produto é talvez o desafio mais simples de ser solucionado! Basta que você detalhe melhor seu item e disponibilize ao seu cliente o maior número possível de imagens do mesmo, imagens de diversos ângulos, mostrando as formas de uso, mostrando as opções de cores diferentes que o produto pode apresentar. É um desafio que compete somente à você e se não solucionado pode levar aos demais desafios, como o da logística reversa.
Agora os demais que foram listados, são falhas que não tem a ver com a atividade final do seu negócio, que é vender. Tem a ver puramente com a logística, que provavelmente não é o seu forte. Aconselhamos então que, para uma melhor execução das atividades logísticas. Ou seja, as atividades relacionadas à estoque, separação e transporte o melhor é terceirizar. Terceirizar muitas vezes pode parecer assustador. Mas se contratado o parceiro certo, a chance de sucesso é grandiosa!
É importante contar com um parceiro responsável e que preze pela qualidade do serviço, desde o cuidado com o estoque até a entrega final no cliente.
A Amplo Logística é certificada pela ISO 9001:2015, ou seja, garantimos qualidade e excelência do começo ao fim do processo. Contamos com sistemas de alta tecnologia para gerenciamento de estoques, dupla conferência na separação, embalagem personalizada desenvolvida de forma exclusiva para cada produto de cada cliente, transporte responsável e especializado em fretes de e-commerce em todo o território nacional.