As diferenças entre WMS, ERP, MRP?
- Dicas, Logística Integrada, Serviços
- 9 de novembro de 2018
Com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversas ferramentas de gestão, o usuário pode agora obter dados de forma muito mais detalhada, mesmo com grande volume de informações. O que possibilita uma análise mais precisa e uma agilidade no processo.
O WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém em português) é o que sistema que possibilita o controle dos armazéns por meio da simultaneidade de dados coletados e imputados no sistema. Mas como isso acontece?
Utiliza-se uma tecnologia chamada Auto ID Data Capture que consiste na captação de dados através da leitura de códigos de barras, por meio coletores, dispositivos móveis, rastreando todas as atividades em tempo real, dessa forma as informações estão sempre atualizadas no WMS segundo a realidade física do armazém.
O WMS pode ter conexão com o ERP (Enterprise Resource Planning), MRP (Planejamento de Recursos da Empresa) ou ainda com outros tipos de sistemas utilizados para a gestão. Uma das grandes vantagens do uso deste tipo de software é a acuracidade das informações. Com o uso desses softwares integrados, os inventários se tornam muito mais rápidos, uma vez que a contagem deixa de ser manual, as atualizações passam a ser em tempo real e o controle das informações muito mais rigoroso.
O ERP (Enterprise Resource Planning, em português Sistema de Gestão Integrada). São vários sistemas em um. O ERPA possui diversos módulos, que se comunicam, assim temos um cruzamento das informações. Cada módulo possui uma funcionalidade distinta e pode ser customizada conforme a necessidade de cada organização. Os módulos mais comuns são os da área financeira, cadastros, contábil, entre outros O WMS pode realizar interligar-se ao ERP, alimentando também.
O MRP (Material Requirement Planning, em português planejamento de necessidades de materiais), é um software muito interessante. Ele realiza, a partir de uma base de dados, uma análise automática de estoque, apontando as necessidades de estoque, afim de que não falte nem sobre material. Por meio da análise de algumas informações como o histórico de vendas e a capacidade de produção, quantidades mínimas de compras, tempo para recebimento dos insumos e com o cruzamento destas informações, o mesmo sugere quando e quanto se deve comprar de cada produto.
A utilização de recursos tecnológicos, traz inúmeros benefícios para a organização. Pois se alimentados com as informações corretas, os sistemas permitem análises muito mais assertivas, agilidade de informações e processos. Um inventário de estoque com 10 mil itens contados à mão, leva muito mais tempo se comparado com um inventário contabilizado com um leitor de código de barras. Na realidade, cada vez mais, se uma empresa quer atingir níveis de excelência, agilidade, confiabilidade em seus processos e dados, ela precisa pensar em softwares de gestão. Geralmente os administradores de empresas mais conservadores visualizam apenas os custos, quando na verdade esse é um grande investimento que fará com que sua empresa obtenha diferencias em um mercados cada vez mais ágil e inovador. Entretanto, existem empresas especializadas em gestão de estoques e armazéns que podem ser contratadas para armazenar e gerir seus materiais. Venha nos conhecer!
Fundada em 2005, a Amplo oferece soluções logísticas em transporte rodoviário, aéreo, armazenagem, logística reversa, logística para e-commerce e logística promocional. Com atuação nacional, conta com mais de 400 centros de distribuição em diversos estados. Entre seus principais clientes estão Volvo, Subway e O Boticário.
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