É possível fidelizar clientes usando a logística?
- Curiosidades, Dicas, Logística Integrada
- 29 de maio de 2018
É cada vez mais difícil fidelizar clientes! A concorrência muitas vezes é desleal e desigual. O que torna o mercado muito mais competitivo, e você deve escolher entre ganhar novos clientes a qualquer custo ou fidelizar os bons clientes que já possui. Ambas são estratégias possíveis e que podem trazer muitos resultados positivos.
Para identificar qual a melhor estratégia não bastar ser um bom gestor, é necessário ser um bom estrategista. Desenvolvendo a capacidade de identificar as melhores oportunidades para seu negócio crescer. Todavia, a maioria dos gestores não atentam para a importância da logística no processo de fidelização de clientes. Com tal equívoco, perdem os compradores antigos e leais, ou não conseguem tornar um consumidor novo em um cliente fiel.
Acompanhe esse post e aprenda mais sobre a importância das operações logísticas no processo de fidelização de clientes!
- Ofereça produtos de qualidade
Os produtos da sua empresa devem satisfazer os clientes. Indo além do que ele espera, superando as expectativas em relação à sua empresa. Nessa perspectiva, as operações logísticas podem ajudar e muito! Contribuindo de maneira que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente. Para que a demanda seja atendida com agilidade, é imprescindível estabelecer todas as etapas da logística, desde a armazenagem até a entrega final.
- Contribua para que os seus clientes desenvolvam seu negócio
Na medida em que a empresa aperfeiçoa seus processos e evita os desperdícios, ela está contribuindo para que o cliente alavanque seu negócio. Isso ocorre pois quando um serviço de qualidade é oferecido, o cliente está sendo beneficiado. Uma vez que recebe seus produtos no prazo, com atendimento personalizado e constante. Beneficiados, os clientes ficam mais satisfeitos ainda, tonando-se fiéis, ajudando, inclusive, a divulgá-la.
- Conquiste importantes efeitos econômicos da fidelização
É preciso considerar, ainda, que a fidelização traz benefícios a longo prazo. A captação de novos clientes tem um custo. Porém, quando o cliente se torna fiel, esses custos caem. Investir em um cliente novos sai mais caro do que fidelizar um cliente antigo. Além do mais, o cliente fiel, tem muito mais chance de continuar comprando na empresa mesmo que ela ou ele se mudem.
- Promova a fidelização por meio da logística
Um dos segredos da fidelização está em GERAR VALOR para o cliente. Os famigerados programas de fidelização, nada mais são do que estratégias para alcançar o objetivo. Bônus, descontos, programas de milhagem, oferta de serviços exclusivos, estreitamento do relacionamento com o cliente por meio de convites para eventos.
Todas essas são estratégias utilizadas a fim de fidelizar o cliente. Mas também faz-se necessário elevar o nível das operações logísticas. Para isso é importante contar com o suporte de um profissional ou empresa especializada. A qual fará uma análise dos processos e desenvolverá um plano para oferecer os melhores serviços, contemplando pontos cruciais como:
- Atendimento (antes, durante e pós-venda)
- Armazenagem e estoque
- Separação e envio
- Entrega
Viu só como usar melhorias de logística na fidelização de clientes pode ser algo simples e benéfico para o seu negócio? Para isso conte com a Amplo! Somos especialistas em criar soluções simples, transparentes e de alta qualidade para a sua empresa. Um processo integrado garante a eficiência e a agilidade dos estoques da sua empresa!