A MULHER NA LOGÍSTICA - Amplo Logística

A MULHER NA LOGÍSTICA

Hoje as mulheres têm conquistado o seu espaço com muito esforço e trabalho. Alcançado cargos de alto escalão, e posições, que até pouco tempo atrás, eram únicos e exclusivamente masculinas.

Para entendermos um pouco mais, vamos começar com o que é LOGÍSTICA?

Logística foi um termo criado na guerra para traçar estratégias. A fim de que as batalhas fossem vencidas mais rapidamente, com o mínimo de perdas e gastos possível. Então entendemos que a logística não está relacionada apenas com o transporte, mas sim com a gestão estratégica de uma empresa.

Muitas empresas têm optado por contratar mulheres para esses setores de gestão e planejamento. O motivo? A sua natureza responsável. A mulher, geralmente, tem a responsabilidade de gerir a casa, as compras, manter as coisas do lar em ordem. E nada melhor e mais adequado para uma empresa de logística, do que contratar uma mulher que consegue fazer uma casa andar perfeitamente e em harmonia.

Mas mesmo com esse “trunfo”, ainda hoje existe muito preconceito com as mulheres nesse segmento. Hoje em dia as mulheres precisam aguentar muitas coisas, que os homens não precisam enfrentar. Para se manterem no mercado de trabalho, precisam ser fortes, precisam saber separar muito bem a sua vida pessoal da vida profissional, precisam saber lidar com suas emoções, sem falar em assédios e falta de respeito.

NA PRÁTICA

Ainda é estranho ver uma mulher dirigindo uma carreta, operando uma empilhadeira, uma colheitadeira, um transteiner. Assim chegamos em um mercado que exige uma característica muito especifica: a delicadeza!
Movimentar containers com mercadorias que valem milhões. Cortar a cana-de-açúcar da maneira correta para que ela fique propicia para a próxima colheita. Transportar cargas valiosas com o mínimo de tempo, gastando o mínimo possível e com a máxima eficácia exige muito cuidado e atenção. Para esse mercado as empresas têm procurado profissionais mais delicados e cuidadosos, e isso são características femininas. Não que os homens não possam exercer tais funções, mas grandes empresas têm optado pelo profissional feminino.

As mulheres ainda têm um grande caminho pela frente no mercado logística, há ainda muitos paradigmas e preconceitos há serem quebrados. O carrinho de controle remoto não pode ser só de menino, pois no futuro existe um controle remoto esperando mãos delicadas e habilidosas para o controlar.

VOCÊ SABIA?

Maria Regina Yazbec, presidente da Movicarga

Maria Regina Yazbek – Diretora superintendente da Movicarga, desde 1992, é a responsável pela operação logística de Grande prêmio de formula 1. Ao total são 900 toneladas de equipamentos, carros de corrida e safety car, que desembarcam no Aeroporto de Viracopos em 7 aviões cargueiros. São transportados para o autódromo e logo após o término da corrida a operação inversa: carrega tudo, embarca e despacha para fora do país.

“É um trabalho emocionante. Não podemos errar, pois a corrida tem de acontecer. Exige foco e muita disciplina” Maria Regina Yazbek (http://www.movicarga.com.br/celere-e-destaque-no-estadao/

A Amplo Logística deseja à todas a mulheres muito sucesso profissional! Viva a mulher! Feliz 8 de março!

Olá, posso te ajudar?