Passos Para um E-Commerce – Logística
- Logística de E-Commerce, Serviços
- 16 de julho de 2020
Vendi! E agora?
Sabemos que neste momento o coração acelerou e chegou a hora de agir na operação.
Visualizar o pedido, emitir a nota e etiqueta, imprimir, pensar na melhor embalagem, transportar a mercadoria, rastrear… É muita coisa mesmo! E você tem duas opções, ou faz a operação ou terceiriza a mesma!
O que muitos ainda não sabem é que existem empresas de terceirização logística, que podem realizar todo este processo, deixando você livre, para focar no que realmente interessa: divulgar e vender seus produtos.
Não precisamos ir muito longe para ver que algumas empresas que estão crescendo no mundo eletrônico, acabam estocando seus produtos na garagem, normalmente de forma inadequada, e o que é pior, sem seguro; além do fato de ter que deslocar funcionários da área produtiva para tratar da operação logística, que facilmente poderia ser feito por uma empresa especializada na operação logística. Isso só funciona, quando a sua loja está bem no início. Faz sentido, até por escassez de orçamento, pensarmos em funções multitarefas, mas até o ponto em que as atividades paralelas (logística) não interfiram no escopo do nosso negócio.
Explicando melhor:
A logística de E-Commerce ou full commerce, é uma operação completa, que realiza as seguintes atividades:
– Armazenagem ou Estocagem– A operação consiste em armazenar todos os seus produtos em um só local, seja por pallets ou prateleiras, devidamente identificadas para tornar mais fácil a operação. Confira aqui, qual é o custo de armazenagem do seu produto
– Recebimento de mercadoria – Esta operação consiste em descarregar todo o material da transportadora, conferir quantidade e estado do material. Tudo isso com coletores de código de barras, para evitar erros humanos.
– Pedido – Através da integração com um sistema ERP, nosso sistema WMS, recebe as informações de pedidos instantaneamente, chegando até a operação todos os dados dos produtos solicitados, desde a correta localização e quantidade do produto, até o acondicionamento correto em uma embalagem especialmente planejada para evitar riscos e custos desnecessários no transporte. Esse processo é conhecido como picking e packing.
Veja aqui a importação do picking e packing para a operação logística do seu e-commerce
– Transporte – Quando você utiliza a terceirização logística, normalmente há duas opções: A primeira, você faz um acordo comercial com uma transportadora, tendo desta forma uma condição diferenciada para os fretes, desde que em larga escala; ou deixa por conta de um Operador Logístico, o qual já possui preços diferenciados, e pode te oferecer inúmeras opções, em consequência do destino, peso e tempo de entrega. Nesse modelo se forma uma verdadeira parceira para envios de pedidos e-commerce. A partir desse ponto, é só acordar os horários de coleta.
Portanto, ninguém melhor que um Operador Logístico para seu parceiro de negócio.
Pós-venda
Este é um ponto crucial para qualquer venda, independente do canal utilizado.
Nós sabemos que o “cliente sempre tem razão”, por isso é importante manter a sua satisfação em alta, seja no processo de compra, na oferta e variedade de produtos, qualidade dos produtos e por fim a qualidade geral do serviço oferecido. É por isso que temos algumas dicas importantes abaixo:
– Enviar uma mensagem de agradecimento assim que a compra for realizada
– Enviar um e-mail perguntando sobre a experiencia de compra
– Fornecer códigos de descontos para fomentar a fidelização e incentivar novas compras.
O que vale aqui é a criatividade para manter o relacionamento com o cliente virtual