Qual a importância do planejamento no e-commerce?
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- 15 de abril de 2019
Implantar um e-commerce atualmente, envolve uma boa quantidade de empresas e áreas necessárias para integrar a equipe. Para obter um funcionamento adequado, busca-se pelos seguintes fornecedores: Plataforma de vendas, Agência Digital, ERP, Agência de Performance, Anti Fraude, Gateway e Pagamento, Certificado Digital, Estúdio Fotográfico, Cadastro de produtos, Operador logístico e Sistema de Atendimento ao Cliente.
Parece complicado, não é mesmo? Mas existe várias possibilidades de fornecedores para cada uma dessas soluções. Na maioria das vezes, o diferencial que elas oferecem é fator decisivo para escolher qual vai atender a sua empresa.
PLANEJAMENTO
Tudo na vida começa com um bom planejamento e para seu e-commerce dar certo a empresa precisa planejar. Essa é a primeira etapa principal de um projeto. O planejamento permite identificar o que realmente se busca com o e-commerce. Confira:
- Definir objetivos;
- Estratégias da empresa;
- Concorrentes;
- Seu ponto forte e ponto fraco;
- Oportunidades e ameaças;
- Como atingir seu objetivo;
- Qual o seu diferencial;
- Planejamento financeiro para atingir os objetivos;
- Quando e de que forma acontecerá o retorno desse investimento.
Tomar qualquer decisão na escolha de fornecedores, antes mesmo de concluir esse planejamento, se torna uma escolha arriscada. Para cada resposta obtida durante o processo é possível escolher um fornecedor específico. Ao começar a fazer essas escolhas, busque por profissionais qualificados para cada setor, pois cada um tem sua devida importância no resultado final de um e-commerce.
Uma escolha mal feita ou analisada apenas de acordo com o preço, faz com que o investimento com outros fornecedores, sejam eles mais caros ou melhores, não realizem o trabalho esperado pela empresa e comprometa o resultado como um todo.
Por último, mas não menos importante, para atingir bons resultados, é preciso fazer com que o plano se cumpra, para ter uma boa funcionalidade não pode faltar: Comunicação, Definição das metas e objetivos, monitoramento, boa gestão, envolvimento da equipe e a frequência de reuniões para definir estratégias.