A história da Logística
- Curiosidades
- 4 de junho de 2018
A logística se tornou algo tão importante dentro da economia mundial, que é até difícil não pensar em logística e nas tecnologias que cercam o segmento atualmente. Nesse texto te convidamos a viajar pela história da logística moderna. Vamos lá?
Retorno ao passado da Logística
Vamos começar nossa viagem a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Assim poderemos compreender como os mercados procuravam novas possibilidades para retomar suas atividades. As indústrias tinham um mercado consumidor repleto de demandas, todavia, os métodos de produção inflexíveis.
Imagine que grande parte dos produtos eram somente de um tipo e de uma cor. O controle de estoques era feito manualmente, o que contribuía para que a o tempo de atendimento da demanda fosse elevado, uma vez que os pedidos de reposição junto aos fabricantes demoravam a ser processados e atendidos.
Todo o “desenvolvimento tecnológico” estava concentrado nas linhas de produção. O atendimento ao consumidor final ficava em segundo plano. Todo o transporte visava somente a movimentação de grandes quantidades. Contudo, a qualidade do transporte era baixíssima, pois não era prioridade. O que se buscava era somente transportar algo do ponto A até o ponto B em menos tempo possível.
A história da Logística
Após esse momento de retomada das atividades, passamos à fase em que os produtos ganharam novas cores, tamanhos e, também, nasciam outras linhas de consumo. Um exemplo, é a indústria de alimentos que ganhou destaque e cresceu de forma muito intensa. Apesar disso, a indústria alimentícia passou a ter sérios problemas de controle dos estoques, uma vez que, havia agora uma diversidade maior de produtos. Novas ideias foram surgindo, a fim de garantir novas possibilidades de reposição e transporte, devido ao alto crescimento e a superlotação nas operações que ainda operavam processos manuais. Nesse período os custos com transporte e distribuição também acresceram consideravelmente e por conta da crise do petróleo de 1970 toda cadeia logística foi impactada de forma intensa.
A partir de então o planejamento logístico começa a ganhar espaço e mudar o mercado de maneira relevante. Os processos que em períodos anteriores eram rígidos, começavam a dar seus primeiros passos para a flexibilidade. Bem como a comunicação entre empresa, fornecedor e cliente também começava a apresentar melhorias significantes.
No Brasil, éramos apresentados à globalização e, após o ano de 1980, os processos passaram a ser mais velozes, cheios de informações. Nessa fase, os dados eletrônicos já superavam as informações estritamente manuais. Surgia o sistema de código de barras e o controle dos estoques.
Ainda que a internet ainda engatinhasse, as mudanças que aconteciam contribuíam para os primeiros passos de uma verdadeira revolução. Da mesma forma o Supply Chain Management, ou o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, passa a ser visto pelas empresas de forma estratégica, com o intuito de ganhar competitividade no mercado. Antes a logística, que se resumia a operações físicas para o armazenamento de materiais, agora passa a ter importância como uma grande geradora de oportunidades. As empresas que investiram na cadeia de suprimentos se firmam como líderes do mercado.
Com a evolução da internet um novo mercado surge: o e-commerce!
Agora, o cliente pode otimizar e personalizar um produto e recebê-lo em casa e isso muda o mercado de forma absurda! Os desafios da logística ganham nova dimensão com novos mercados. A terceirização vem para trazer mais lucratividade e qualidade. Uma vez que, absorve um mar de informações e processos afim de que se reduzam os custos e os prazos de entrega, ao mesmo tempo que agrega valor ao cliente por meio de melhorias contínuas. A partir de agora a história fica ainda mais complexa, pois pontos como a logística reversa surgem, com um sentido mais nobre.
A logística evolui constantemente e mostra todos os dias o que ainda se pode fazer muito para a melhoria dos processos.
Inclusive convido você para conhecer “o que é Fulfillment“, a última evolução em segmento de logística para e-commerce, e a Amplo logística é referência no Brasil nesse mercado.
Ficou interessado em terceirização logística?!