Desafios da Logística de e-commerce - Amplo Logística

Desafios da Logística de e-commerce

Não é mais novidade que hoje o e-commerce é uma das principais formas de consumo da população. Entretanto, fazer o gerenciamento de um e-commerce não é uma tarefa simples e os desafios da logística nessas empresas, são de extrema importância.

Dentro das empresas, a logística é considerada um setor estratégico. Porém, quando falamos de um e-commerce, sua relevância é ainda maior. Sem processos logísticos eficientes, dificilmente a loja conseguirá atender seus clientes dentro do prazo. Confira a seguir os quatro desafios da logística:

  • Logística do Armazém

É no armazém que os processos de armazenagem, separação e expedição são executados. Para um e-commerce, o desafio é fazer com que ele seja organizado e eficiente! Quando isso não ocorre, há uma demora no processamento do pedido, fazendo com que o prazo de entrega atrase.

A logística deve ser capaz de receber e gerenciar seu estoque, repondo os produtos com racionalidade, com rapidez e segurança. Para que isso ocorra da melhor maneira possível, é necessário que o armazém seja otimizado, além de uma armazenagem que simplifique a retirada do produto das prateleiras.

  • Logística de Entregas

Fazer com que a entrega seja rápida, eficiente e ao mesmo tempo segura, é um objetivo que demanda atenção e muito planejamento. Um ponto que precisa ser levado sempre em consideração, é que ainda existem muitos consumidores resistentes à compra virtual, principalmente pelo medo de não receber o seu produto ou até mesmo a necessidade de precisar trocá-lo.

Portanto, o desafio é fazer com que o cliente confie no processo de entrega e que ele receba o seu pedido em ótimas condições. Além disso, ter uma logística reversa é importante para que diminua os transtornos para o cliente. Como forma de superar esses obstáculos, invista em processos inteligentes, como o planejamento de rotas, o monitoramento e rastreio dos pedidos, bem como, a confirmação de entrega e o contato pós venda. Use a tecnologia a seu favor e aposte em recursos que facilitem o acompanhamento em tempo real.

  • Gestão de Informações

O terceiro desafio que apresentamos é capaz de afetar suas vendas. Reunir dados sobre todos os fornecedores, manter uma relação saudável com eles e fazer com que ela seja estável é um grande desafio para a gestão de informações. Para isso, o uso da tecnologia – com sistemas de gestão – pode transformar o dia a dia no setor e facilitar o gerenciamento de dados, fornecedores, contratos e entregas.

  • Custo do frete

Não podemos deixar de falar sobre o custo da entrega como desafio, já que no Brasil o consumidor busca por melhores condições. Em alguns casos, o valor do frete chega a ultrapassar o valor do produto, gerando várias reclamações. Esse problema é complexo, principalmente com a qualidade das estradas, valor do combustível e a falta de segurança tanto para o motorista como para a carga.

Faça o uso da inteligência artificial e resolva esses problemas logísticos. Atualmente, os melhores softwares conseguem definir o melhor trajeto para a viagem, auxilia o motorista e o entregador com dados de GPS, além de automatizar a confirmação de entrega.

Agora que você já conhece os desafios da logística de um e-commerce, entre em contato conosco e saiba mais sobre todos os nossos serviços para agilizar o processo de entrega e aumentar a fidelização dos clientes para sua empresa. Acesse: www.amplologistica.com.br

    Leave Your Comment Here

    Olá, posso te ajudar?