O que é Fulfillment e qual a sua importância?
- Sem categoria
- 4 de junho de 2019
Já ouviu falar sobre fulfillment? Sabe o que é? O termo quer dizer ‘cumprimento’, e seu processo envolve práticas importantes no e-commerce referente à logística. Da separação no estoque até a entrega do produto, todas as operações tem como objetivo atingir o maior nível de satisfação do consumidor. Desse modo, se a sua empresa está em busca de um melhor atendimento e a fidelização do seu cliente, precisa do fulfillment para gerenciar o processo logístico da sua loja virtual.
Outro ponto importante é saber quais são os benefícios obtidos com sua aplicação. Para isso é necessário conhecer tudo o que essa operação envolve e como ela atinge o consumidor de forma positiva. Quando falamos em fidelização, o preço baixo não é o principal critério na hora da compra. Atualmente, o consumidor leva em consideração a experiência que o e-commerce proporciona.
Para que ele volte a adquirir seus produtos, é importante deixá-lo satisfeito com todos os processos que envolvem a compra. Não adianta ter preços atrativos, se você não entrega as informações corretas, não cumpre prazos ou entrega produtos em más condições. Esse cliente provavelmente vai comprar uma vez com você. Nesse contexto, o fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados com eficiência.
Fazem parte do Fuldillment: Preparação do estoque, processamento de pedidos, entrega, logística, satisfação e fidelização do consumidor. A seguir, conheça mais sobre algumas etapas que constituem esse conceito:
Estoque: Detalhe importante para o cumprimento da entrega, o armazenamento dos produtos, localização e a quantidade quando feito corretamente, reduz as chances de devolução e troca.
Separação: Essa segunda etapa, é necessário que o pedido seja processado em um prazo viável para que a entrega ocorra sem atraso.
Embalagem: Da mesma foma como o armazenamento, fazer a embalagem do produto corretamente, auxilia na redução de prejuízos. É importante também ficar atento a entrega, para evitar devoluções e trocas por parte do cliente, levando em consideração o alto custo que isso envolve.
Transporte: Com a realização dos processos anteriores de forma correta, o transporte será um dos mais simples. Porém, fique atento a condução dos produtos até o veículo e à sua movimentação dentro dele. Garanta sua integridade.
Feedback: É sempre importante o feedback dos clientes, ele possibilita tornar os processos cada vez melhores independente de qualquer situação.
Com o conceito definido ficou fácil entender a sua importância para as operações de e-commerce não é mesmo? Se você pensa em começar a utilizar o processo de fulfillment, a Amplo Logística pode te ajuda nisso. Entre em contato conosco!